Meu primeiro livro lançado em fevereiro de 2022 ganhou uma edição em português. Me lembrei imediatamente que o grande educador Ivan Siqueira havia comentado que tinha gostado da obra. Pedi a ele que escrevesse o prefácio e ele gentilmente aceitou. Não só aceitou, mas escreveu um resumo fenomenal do livro que me emocionou. Ivan teve a capacidade de capturar como ninguém a essência do Fator Coruja. Serei eternamente grato a ele. A todo mundo que se interessou pelo título, deixo aqui as palavras do maravilhoso Ivan Siqueira:
PREFÁCIO DE IVAN SIQUEIRA
Temos visto o crescimento de investimentos focados no aumento da efetiva aprendizagem da língua inglesa no Brasil. Sejam as razões econômicas, sociais, culturais ou educacionais, impõe-se inequivocamente o desafio de responder “como” melhor desenvolver o ensino-aprendizagem, o que tem mobilizado pesquisadoras e pesquisadores de instituições internacionais e nacionais. O recente crescimento da educação bilíngue entre nós igualmente indica a necessidade de urgente aperfeiçoamento na formação inicial em nossas licenciaturas e de significativo incremento nas formações continuadas.
Foi nesse contexto que tive o prazer de ler “The Owl Factor: Reframing Your Teaching Philosophy”, de André Hedlund, e usufruir do rico acervo de insights e sugestões sobre a cada vez mais exigente e crescente complexidade dos processos de ensino-aprendizagem. Na ocasião, pensei que os achados ali presentes “pediam” uma versão em língua vernácula. Isso possivelmente ampliaria o alcance da obra, facilitando inclusive o seu acesso a docentes nacionais e às demais comunidades lusófonas em África, Europa e Ásia. Professoras e professores ganhariam excelente material para refletir sobre as suas práticas pedagógicas e suas filosofias de ensino-aprendizagem. O campo de atuação é a língua inglesa, mas os ensinamentos atingem outras cercanias. E eis que podemos celebrar o nascimento da versão em português elaborada pelo próprio autor: O Fator Coruja: Reformulando sua Filosofia de Ensino.
O primeiro capítulo SABER aborda as bases do Conhecimento, a Ciência da Aprendizagem (Psicologia, Neurociência, Educação), Recursos para o seu desenvolvimento e também elementos de visualização para reflexões e usos práticos. O segundo se debruça sobre a importância de “conhecer o seu público” e o próprio conhecimento para melhor organizar atividades significativas para diferentes trajetórias de aprendizagem. O terceiro discorre sobre como se dá o crescimento do SABER, sendo analogamente ilustrado com gráficos e sugestões práticas.
Partindo da sua trajetória como docente e pesquisador, o autor se utiliza do método socrático e de fábulas para tecer a sua travessia, mas elencando diferentes dimensões do que a Ciência da Aprendizagem vem pontuando sobre elementos-chave na aprendizagem: como aprendemos, a importância do engajamento e do bom uso de diferentes recursos. O livro problematiza algumas asserções cotidianas sobre o ensino (a suposição de que a tecnologia per si redunda em mais engajamento e aprendizagem) confrontando-as com o rigor científico sem reduzir a complexidade dos temas em soluções simplistas e redutoras. Aspectos sobre o funcionamento do cérebro e o impacto da sociabilidade iluminam atividades pedagógicas cotidianas, a exemplo de como selecionar recursos para facilitar o engajamento de estudantes.
Sendo um admirador da Filosofia, o autor conduz a sua narrativa em companhia de convidados ilustres. Sócrates é o mais proeminente deles. Mas o objetivo não é erudição, e sim o compartilhamento das fontes e recursos que sedimentaram as sementes que forjaram o projeto do livro. A proposição de uma abordagem de construção de percursos de conhecimentos baseados em SABER-MOSTRAR-CRESCER tem como eixo os múltiplos sentidos do termo RECURSOS. E são justamente esses aspectos que organizam as saborosas “conversas” ao longo do livro.
A partir de um significativo acervo cultural, para além de problematizar desafios contemporâneos sobre aprendizagem e ensino, o livro convida professoras e professores a um passeio reflexivo da maior importância: como e por que melhor aprender e ensinar na contemporaneidade.
Ivan Siqueira
Professor Titular em Interdisciplinaridade
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos
Onde Encontrar a Obra?
Os livros são vendidos pela Amazon e pela Loja da UICLAP.
Em inglês:
Em português:
Comments