
Acho que muita gente sabe que eu não sou religioso. Não me considero espiritualizado nem nada do tipo. Me considero secularista e me pauto pela ciência e pela filosofia. Mas tenho fé na humanidade e na educação e não rejeito ritos de passagem que ressignificam nosso propósito na vida. Inclusive, adoro celebrar o Natal e a Páscoa e não vejo contradição.
Afinal de contas, PÁSCOA vem do hebraico "Pesach" e do grego Πάσχα. Significa passagem. Do Inglês Arcaico ou Anglo-Saxão, Ēastre. Era o nome de uma deusa, pagã, associada ao renascimento, à fertilidade, à vinda da primavera e ao amor. A própria data foi ressignificada ao longo da História.
É com esse sentimento de passagem e de renascimento que anuncio um novo projeto. Sempre me voltei mais para o público falante de inglês e sempre quis alcançar mais pessoas no meu país. Depois de algumas conversas valiosas, decidi inaugurar meu site em português e fazer a passagem do meu perfil no Instagram para que ele renascesse com um propósito maior: o de dialogar com pessoas sobre educação.
"Diálogos Pedagógicos" em sua essência - de origem grega - significa conversa entre aqueles que conduzem as crianças, ou seja, um papo entre educadores. Sinto que é exatamente disso que precisamos mais: de diálogo. Estamos presenciando todos os dias atos violentos no chão da escola e a desvalorização da educação em todos os níveis. Por isso quero tanto conversar com amigos, colegas de área e conhecidos que tem tanto a contribuir quando o assunto é educação.
Já tenho agenda definida até o fim de junho e estou extremamente feliz de contar com a participação dessa gente maravilhosa que vai bater um papo comigo sobre temas tão relevantes. Compartilho aqui a agenda e a arte dos diálogos de abril para que vocês conduzam o convite a quem quiserem. Para acompanhar ao vivo, siga a gente no Instagram e deixe suas perguntas e comentários aqui.
Obrigado, queridas(os)
Raquel de Oliveira, Marcio Gonçalves, Luciana De S. Brentano, Ivan Siqueira, Paula Gabriela e Louise Machado
Desejo Feliz Páscoa para vocês e suas famílias. E que todos tenhamos uma passagem bonita que nos leve ao renascimento como aqueles que conduzem ao ensino.
Comments